Primeiramente, portfólio é uma coleção de trabalhos em andamento ou concluídos que obtiveram algum sucesso, estes são muito adotados nas áreas de comunicação como publicidade e jornalismo. Para todo portfólio há um objetivo, e espera-se algum retorno seja tangível ou intangível.
Trazendo este significado para a sala de aula, o portfólio é um “acumulado” das atividades e desenvolvimento individual de cada aluno, onde alguns objetivos pode ser o próprio aluno notar o seu amadurecimento e aprendizado, o professor notar as dificuldades individuais ou falhas em determinadas abordagens.
O portfólio é uma tática desta grande estratégia que é lecionar, ele evidencia o desenvolvimento do aprendizado e aponta as atividades praticadas. O professor quanto planejador das aulas pode abordar o portfólio como método avaliatório do próprio trabalho e como critério de analise individual do processo de aprendizagem do aluno. Este é uma forma de retratar a aula expositiva, a aula expositiva dialogada, relatórios dos trabalhos em grupo, mapas conceituais. Em suma é um acumulado.
Apesar do pouco tempo, espaço físico e do trabalho árduo para o período de fim de ano, as turmas são muitas é possível abordar o portfólio por partes. As atividades mensais, bimestrais desenvolvidas são feitas, corrigidas e devolvidas e fica a critério dos alunos guardar este material em pastas para num dia especifico os alunos trazem em sala de aula e como finalização desta etapa é possível fazer um mapa conceitual, com o grupo, e salientar o desenvolvimento do conteúdo e das abordagens aplicadas, uma forma do professor verificar o material do aluno e suas dificuldades ainda não percebidas, além de abordar também o trabalho de “cuidado”, organização de suas atividades.
Portfólio é uma coleção individual do esforço intelectual produzido.
Um artigo para elucidar a discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário