É por meio do PLANEJAMENTO que o professor busca melhor organizar sua
prática. Ao planejar, o professor reflete sobre os objetivos que quer alcançar,
exerce sua ação didática segundo suas intenções. As atividades a serem
desenvolvidas são articuladas de forma mais consciente com o que se pretende desenvolver. A
FLEXIBILIDADE
, uns dos princípios necessário no momento do planejamento, o docente
necessita, muitas vezes, modificar o que tinha sido pensado, mudar o rumo dos
encaminhamentos previstos. No entanto, muitas vezes, as mudanças são
necessárias e garantem melhor participação dos estudantes. O profissional que
tem o controle de sua ação didática, que tem consciência das possibilidades e
limites dos estudantes, é aquele que é “capaz de considerar a realidade da
criança, que defende a necessidade de voltar-se diariamente para o já feito e
de reorganizar a rotina, de modo a adequá-la e cada realidade. (GUEDES-PINTO et
al, 2007, p. 23). Na ROTINA - A atividade de planejar cada aula é mais produtiva
quando o docente tem clareza do que pretende ensinar e quando tem materiais
didáticos adequados disponíveis, assim como quando tem algumas rotinas
escolares, que orientam os planejamentos, portanto é fundamental também que os
diferentes componentes curriculares sejam contemplados na rotina escolar, de
modo articulado, atendendo a princípios didáticos gerais, tais como: escolha de
temáticas relevantes para a vida das crianças, valorização dos conhecimentos
prévios dos alunos, estímulo à reflexão, promoção de situações de interação
propícias às aprendizagens, favorecimento da sistematização dos conhecimentos,
diversificação de estratégias didáticas.
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