sábado, 16 de novembro de 2013

Pesquisa, Diálogo e Preparo de trabalho em grupo

Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tive na escola no qual me mostrou um enorme disposição de interesse por parte dos aulas em desenvolver um trabalho com conteúdo do tema proposto em sala. Eu tive a oportunidade de dividir esta aula em três ponto principal: Primeiro expor aos alunos de uma forma breve os problemas de saúde encontrados pela nossa população e as doenças adquiridas pelas pessoas e os riscos a vida se medidas não forem tomadas para a prevenção, na mesma os alunos foram divididos em grupos de 5 para uma elaboração do trabalho (pôster). Na aula seguinte os alunos tiveram que fazer uma pesquisa sobre algumas doenças tal como Tuberculose, osteoporose e até a obesidade e os riscos a saúde humana. Na aula seguinte os alunos tiveram que montar um trabalho expositivo (pôster) comentando algum deste tema e explicar o risco a vida e que medida de saúde deve tomar para evitar este risco. Em sala algumas revistas e ate jornais estavam presentes para auxiliar eles na montagem deste trabalho, mas o que me espantou era que em uma fase inicial os alunos se programando para fazer um levantamento de pesquisa sobre a obesidade, quem faria o que neste trabalho faziam anotações etc ou seja ou notava muito interesse ate com perguntas constantes que me era mostrada por eles. Ou seja os alunos mostravam muito interesse no conteúdo e nos trabalhos que eles prepararam eles enfocaram com muita clareza o que era a obesidade por exemplo os riscos a saúde e as medidas a ser tomada pela pessoas para se evitar os riscos a saúde. Ou seja em uma abertura foi realizado o trabalho em grupo em sala. No desenvolvimento foi proposto um pesquisa e ate troca de ideias entre os grupos e com estes dados eu verificava um grande interesse por parte dos alunos e os trabalhos apresentados por eles me mostraram com bons conteúdos de pesquisa sobre o tema ou seja o interesse dos alunos em fazer um bom trabalho foi grande, ou seja este trabalho me mostrou que o trabalho em grupos pelos alunos estimulos mais o interesse dos alunos em entender melhor o assunto desenvolvido estimulando melhor o apresendizado pois muitas perguntas de interrese vinham a ser perguntadas por eles e ate entre o proprio grupo eles se organizavam no melhor preparado do trabalho na abordagem sugerida, caso que em aulas discursivas era dificil verificar o interesse dos alunos em perguntar sobre o tema que estava sendo abordado, ou seja nõa havia muito interassão dos alunos nas aulas discurssivas ao contrario do qeu pode verifcar no trabalho em grupo no qual os trabalhos forma exposto na escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário