domingo, 3 de novembro de 2013

Diálogo em sala de aula

O que o professor  poderia fazer para transformar a aula  numa exposição dialogada?
  A didática de sala de aula se desenvolve de acordo com a história, esta teve início com os Jesuítas, pois era os meios que eram disponibilizados na época, o uso da voz. Hoje os recursos são outros, as “mentes” são outras, houve uma evolução de forma geral. A exposição oral como visualizada acima é parte essencial do processo de ensino/aprendizagem, pois e através dele que o aluno tem o instrumento para ser estimulado a participar, a questionar, a tirar as suas dúvidas, é uma base para iniciar o processo, hoje é mais do que isso, mais do que expor um conteúdo, é necessário o diálogo, logo a exposição dialogada, uma forma mais rica, pois ao contrario de apenas se colocar a visão conceitual do professor, a aula é uma troca de experiências, onde o aluno, de acordo com seu conhecimento, de acordo com a sua realidade individual pode participar e enriquecer a aula. Ele participa a sua visão, do meio social que vive, para os colegas, que nem sempre vivenciam a mesma realidade, busca-se assim uma troca, um conhecer vivenciado, o que torna o aluno mais instigado a buscar, pesquisar sobre os assuntos, a experimentar, cultiva o hábito de pesquisa.
O diálogo é a forma de percepção entre o saber cientifico e o senso comum, o como vemos e como é.
   A aula exemplificada na tirinha poderia ser transformada em um início para se instigar os alunos, colocando de forma central os conceitos, como por exemplo, iniciando com a abordagem do mapa conceitual, apenas com itens chaves, em seguida fazer perguntas aos alunos para se “nivelar”, saber o que a sala sabe e aí então, se dar uma aula dialogada, ou até mesmo expositiva. Outra forma, partindo do princípio do tema, adequar conceitos mais práticos, vídeos, uso de reportagens, de forma a “atrair” os alunos, que devido a era da tecnologia tem o costume de buscar as informações prontas de maneira muito rápida e muitas vezes deixam o processo de criar o raciocínio.
   Pensar não é apenas saber, saber pode ser uma grande busca pela internet, conhecer é construir um pensamento lógico, de onde veio, como está e onde pode chegar, a humanidade é uma grande transformação, é uma

Nenhum comentário:

Postar um comentário