A
expressão “ensinar Ciências” geralmente remete ao conteúdo conceitual da
disciplina. Ensinar Ciências é investigar, trabalhar competências, habilidades
e explorar situações problema. Isso dá resultado quando o professor planeja sua
atuação com cuidado. Não por acaso, dedicamos metade deste curso a esse
enfoque.
As
práticas abordadas até o momento foram os mapas conceituais e a exposição
dialogada – que favorecem, sobretudo, a aprendizagem de conteúdos conceituais.
Isso é fundamental para quem tem interesse em se aproximar do conhecimento
científico, mas, do ponto de vista pedagógico, não basta. É preciso incluir
conteúdos procedimentais e atitudinais para que o ensino de Ciências cumpra seu
papel de formar indivíduos capazes de atuar como cidadãos autônomos diante dos
complexos problemas que a sociedade do conhecimento nos apresenta.
Uma alternativa é permitir que professor e estudantes
desenvolvessem papéis ativos durante o processo educativo. O trabalho em grupo
é uma forma interessante de obter esse resultado: o professor organiza as
tarefas permitindo que os alunos interajam durante a aula a fim de cumprir o
que foi estabelecido. A ênfase na interação dos jovens é um facilitador para o
desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais.
A prática educativa: como ensinar, de Antoni Zabala (Porto Alegre: ArtMed, 1998).
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