sábado, 16 de novembro de 2013

A prática educativa

A expressão “ensinar Ciências” geralmente remete ao conteúdo conceitual da disciplina. Ensinar Ciências é investigar, trabalhar competências, habilidades e explorar situações problema. Isso dá resultado quando o professor planeja sua atuação com cuidado. Não por acaso, dedicamos metade deste curso a esse enfoque.
As práticas abordadas até o momento foram os mapas conceituais e a exposição dialogada – que favorecem, sobretudo, a aprendizagem de conteúdos conceituais. Isso é fundamental para quem tem interesse em se aproximar do conhecimento científico, mas, do ponto de vista pedagógico, não basta. É preciso incluir conteúdos procedimentais e atitudinais para que o ensino de Ciências cumpra seu papel de formar indivíduos capazes de atuar como cidadãos autônomos diante dos complexos problemas que a sociedade do conhecimento nos apresenta. 

Uma alternativa é permitir que professor e estudantes desenvolvessem papéis ativos durante o processo educativo. O trabalho em grupo é uma forma interessante de obter esse resultado: o professor organiza as tarefas permitindo que os alunos interajam durante a aula a fim de cumprir o que foi estabelecido. A ênfase na interação dos jovens é um facilitador para o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais.

                                            A prática educativa: como ensinar, de Antoni Zabala (Porto Alegre: ArtMed, 1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário